19 de Junho 2026 – Vale a pena lutar! Derrotámos o Pacote Laboral!
Saudação aos trabalhadores
Vale a pena lutar!
Derrotámos o Pacote Laboral!
A luta dos trabalhadores desenvolvida ao longo dos últimos onze meses derrotou o pacote laboral do Governo PSD/CDS e das Confederações Patronais.
Foram as duas grandes Greves Gerais de 11 de Dezembro e 3 de Junho, mas também a Manifestação de 20 Setembro, a Marcha Nacional de 8 de Novembro, as mais 190 mil assinaturas de rejeição do pacote laboral entregues no dia da Manifestação a 13 de Janeiro, a Manifestação Nacional de 28 de Fevereiro, a Manifestação de 17 de Abril, os milhares de plenários realizados em todos os sectores e as milhares de lutas e greves no sector privado e público por todo o país, que determinaram o desfecho deste pacote laboral.
Com o chumbo na Assembleia da República, ficou claro que a posição que a CGTP-IN assumiu desde início encontrou nos trabalhadores a compreensão e a força para derrotar a insistência do Governo e dos patrões em degradar ainda mais as condições de trabalho e de vida.
A CGTP-IN saúda os milhões que trabalham no nosso país e que organizados, unidos e em luta demonstraram que vale a pena lutar, que com a sua luta condicionaram todo o processo na Concertação Social e na Assembleia da República, e obrigaram, mesmo aqueles que até à última da hora, tudo fizeram para viabilizar o Pacote Laboral, a responder à exigência da sua derrota.
Saudamos, também, todos os sindicatos filiados, não filiados e independentes, bem como outras estruturas não filiadas na CGTP-IN, que se envolveram neste combate e connosco cooperaram.
A CGTP-IN reafirma, ainda, que urge elevar direitos, que se exige um aumento geral e significativo de todos os salários e pensões, nomeadamente com aumentos intercalares que façam face ao aumento do custo de vida.
Em cada empresa e local de trabalho, em todos os sectores, a unidade e luta dos trabalhadores será o elemento decisivo para romper com a política de direita, que privilegia os interesses e os lucros da minoria em detrimento das condições de vida da maioria.
É possível, urgente e necessário elevar os direitos e os salários no nosso país, promover uma melhor repartição da riqueza que já hoje é criada, revogar as normas gravosas da legislação laboral que já hoje tanto prejudicam quem trabalha, dar estabilidade e horários dignos, e avançar para que todos os querem viver e trabalhar em Portugal encontrem as condições que possibilitem realizar-se no nosso país.
É possível, urgente e necessário melhorar os serviços públicos e as funções sociais do Estado, seja ao nível do SNS, da Escola Pública ou, entre outras áreas, no direito à habitação.
Foram onze meses de uma luta que caracterizámos como exigente, urgente e prolongada, e os trabalhadores estiveram à altura do momento. Que este exemplo seja potenciado para os desafios que temos pela frente, para a melhoria das condições de trabalho e de vida, para a construção de um país onde seja possível a realização pessoal de cada um, para um novo futuro que, liberto do retrocesso que o pacote laboral impunha, avance rumo à conquista de novos direitos.
Viva a luta dos trabalhadores!
Saudações sindicais,
Tiago Oliveira
Secretário-Geral
- Detalhes
- Publicado em 19 junho 2026
19 de Junho 2026 – Greve Nacional dos Trabalhadores da Saúde

Apesar de este Governo ter apresentado a saúde como área chave para a sua governação, o que na realidade se verifica é que os assuntos relacionados com a Defesa do Serviço Nacional de Saúde, a valorização dos trabalhadores e a melhoria das suas condições de trabalho, têm sido constantemente adiados, não tendo sido, até ao momento, consideradas as várias matérias que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) exige negociar, num claro desrespeito pelos trabalhadores da Saúde.
Dia 19 de Junho de 2026 estamos em greve a lutar pelos nossos direitos, e a exigir:
- Abertura dos processos negociais!
- Melhores Condições de Trabalho!
- Dignificação e valorização Profissional!
- A Contratação de mais Trabalhadores!
- A Defesa do Serviço Nacional de Saúde!
Lê aqui o comunicado da nossa Federação
- Detalhes
- Publicado em 15 junho 2026
3 JUNHO 2026 – GREVE GERAL

Aumentam os preços dos alimentos, dos combustíveis, da habitação, é cada vez mais difícil garantir o direito à saúde, à educação, à justiça ou aos transportes.
Os salários e as pensões são cada vez mais curtos para chegar ao fim do mês, os horários são mais desregulados, a precariedade continua a ser um flagelo que atinge já 1,2 milhões de trabalhadores.
Só em 2025, 18 grandes empresas tiveram lucros diários de 30 milhões de euros!
O Governo com o Pacote Laboral, ainda quer desvalorizar mais os Salários e os Direitos. O Pacote Laboral é um ataque brutal aos Jovens, às Mulheres, às Crianças, às Mães e aos Pais, a todos os Trabalhadores, ao desenvolvimento do País.
A OFENSIVA DO GOVERNO É CONTRA TODOS OS TRABALHADORES, DO SECTOR PÚBLICO E DO PRIVADO
A GREVE GERAL É A RESPOSTA NECESSÁRIA
O Pacote Laboral só serve o capital, significa mais exploração, concentração da riqueza, mais injustiças, desvalorização dos salários, despedimentos sem justa causa, desregulação dos horários, destruição da contratação colectiva, limitação do direito à Greve e à Liberdade Sindical.
O Governo do PSD/CDS apoiado pelo Chega e pela IL, quer manter tudo o que está mal na legislação laboral, já hoje desfavorável aos trabalhadores, e torná-la muito pior.
Lê aqui os Manifestos e Avisos-Prévios de Greve emitidos pela CGTP-IN e pela nossa Federação:
- Manifesto da CGTP-IN
- Aviso Prévio da CGTP-IN
- Manifesto da nossa Federação para a Função Pública
- Manifesto da nossa Federação para o Setor Social
- Aviso Prévio da nossa Federação
- Detalhes
- Publicado em 20 maio 2026
Reunião entre a nossa Federação e a ASAE
Aos Trabalhadores da ASAE
Reunião entre a nossa Federação,
no passado dia 12 de maio de 2026,
com o Inspetor-Geral da ASAE.
Foram discutidos os seguintes pontos:
1. Sobre a Avaliação do Desempenho
2. Condições de trabalho: instalações e frota automóvel
3. Cartão de identificação profissional
4. Meios e equipamentos de proteção individual e de defesa
5. Abono de ajudas de custo aos trabalhadores em formação, em Castelo Branco
6. Pagamento de trabalho suplementar
7. Medicina no trabalho
8. Situação dos Inspetores dos 7.º e 8.º Cursos, consolidação da mobilidade intercarreiras
9. Regime de prevenção
10. Criação de Carreira de Apoio à Inspeção e Suplementos Remuneratórios
11. Resposta a requerimentos
Uma mão cheia de nada… e a outra cheia de coisa nenhuma!
Não há compromissos! Não há disponibilidade para rever procedimentos e/ou melhorar e/ou procurar melhores soluções!
A Federação cá estará para continuar a exigir ,quer da ASAE, quer do Governo as respostas aos problemas dos trabalhadores.
Apelamos aos trabalhadores o seu envolvimento no trabalho da Federação!
A disponibilidade para a Luta é fundamental para atingirmos os nossos objetivos!
Unidos somos mais fortes! Sindicaliza-te! Participa!
Lê aqui o Comunicado da nossa Federação
- Detalhes
- Publicado em 18 maio 2026











