Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas

NO 25 DE ABRIL E NO 1.º DE MAIO, VEM PARA A RUA E LUTA!

DEFENDE OS TEUS DIREITOS DE TRABALHADOR E CIDADÃO!

Aproximam-se duas datas da maior importância para os trabalhadores portugueses, que não podem ser ignoradas, pelo significado que tiveram e têm na sua vida enquanto trabalhadores e cidadãos. Assim, a participação de todos os trabalhadores nas muitas iniciativas e acções de luta que se realizam no 25 de Abril e no 1.º de Maio, em todo o País, é imprescindível.

25 de Abril de 1974, o dia em que se derrubou a ditadura fascista que durou 48 anos, não pode ser esquecido!

Reforçar o valor da liberdade e lutar para que não se repita a sua privação, é uma tarefa de todos.

Para os trabalhadores da Administração Pública, a Revolução de Abril trouxe o direito de associação sindical, de sindicalização, de negociação colectiva, o direito à greve e um conjunto muito vasto de direitos individuais e colectivos que ainda hoje, apesar dos recuos impostos por sucessivos governos e por políticas de direita, marcam as relações de trabalho no sector.

Ao fim de 49 anos, na Constituição da República continuam consagrados direitos fundamentais para os trabalhadores e continuam ali plasmadas as funções sociais que o Estado deve continuar a cumprir para garantir aos cidadãos, nomeadamente, o Serviço Nacional de Saúde, a Escola Pública, a Segurança Social, a Habitação, a Cultura, entre outros direitos.

Num tempo de forte ofensiva contra os direitos dos trabalhadores, a Administração Pública e as Funções Sociais do Estado, precisamos de defender Abril com a luta em defesa dos direitos conquistados!

Indissociavelmente ligado ao 25 de Abril, está o 1.º de Maio – Dia do Trabalhador – UM DIA DE LUTA! Foi o grandioso 1.º de Maio de 1974 que contribuiu decisivamente para a consolidação da Revolução de Abril e do regime democrático. O 1.º de Maio é o dia onde convergem todas as lutas, demonstrativas da determinação dos Trabalhadores na defesa dos seus direitos e na reivindicação por uma vida melhor e mais justa para todos.
No 1o de Maio de 2023, todos os trabalhadores portugueses estão convidados a sair à rua em defesa dos seus direitos, por melhores salários, melhores pensões, em defesa das funções sociais do Estado e contra a exploração, participando nas Manifestações e Concentrações promovidas pela CGTP-IN, em todo o País.